PASSATEMPOS

"O maior dos erros é a pressa antes do tempo e a lentidão ante a oportunidade"

1) CÍRCULOS E DIÂMETROS

 

No desenho ao lado temos quatro circunferências e oito linhas diametrais.

A brincadeira que propomos aos Amigos do almanaque.info consiste em colocar oito pontos na figura (para maior ênfase, sugerimos que imprimam a figura), de modo que fiquem dois pontos inseridos no interior de cada circulo, e, também dois pontos sobre cada linha diametral.

 

 


"Quem conta um conto, acrescenta um ponto"

Solução:

 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

 

 

2) A SABEDORIA DO AGRICULTOR

Na figura ao lado, cada número representa hipoteticamente um monte de fertilizante (7 fileiras), num total de 49 montes. O agricultor, com o seu trator, necessita passar por cima de cada monte de fertilizante, que ele precisa para misturá-lo com a terra já preparada adequadamente. Em circunstancias normais, a tarefa até que poderia ser muito fácil; todavia, há alguns empecilhos, que ele terá que levar em consideração, sob pena de amealhar grandes prejuízos. No mínimo, o nosso herói, tem quatro problemas: o primeiro é meteorológico; o céu está muito ameaçador, e ele prevê chuva para, no mais tardar, um par de horas. O segundo é de abastecimento; considerando com a maior precisão possível, conhecedor da sua área como ninguém, estimou ser possível, com uma boa margem de segurança, esquadrinhar o terreno em, no máximo 12 linhas retas (media). O terceiro problema é absolutamente de origem técnica; o trator só possui engrenagem que lhe permite mover-se para frente, ou seja, sempre em linha reta. O quarto é especificamente topográfico; há apenas uma reentrância plausível de acesso ao sitio, conseqüentemente apenas uma porteira para entrada e saída.

Com absoluta precisão e rapidez, o agricultor resolve o problema e efetua a complicada tarefa com doze percursos retos, embora de diferentes comprimentos, perfeitamente ajustáveis às circunstancias. O visitante do almanaque.info seria capaz de reproduzir a solução encontrada pelo proprietário do sitio?


"Conhece-se o marinheiro quando vem a tempestade"

 

                  Solução:

Siga os números maiores e respectivas setas.


3) A LÓGICA E A MENTIRA (OUTRA)

    O famoso boneco de madeira (Pinoquio), em suas andanças por aí, efetuando mais uma das suas traquinagens, afirmou:

A - Direi agora cinco verdades.
B - A afirmação que fiz acima é mentira.
C - A afirmação que fiz acima é mentira.
D - A afirmação que fiz acima é mentira.
D - A afirmação que fiz acima é mentira.
Afinal, quantas verdades eu disse?

 


"Que frio!", comentou o avaro quando o filho viu o sorveteiro..."

Solução: Há duas frases verdadeiras: a B  e a D.


4) O AVARO

As casas de números 1, 2, 3 e 4 pertencem a um rico e avarento proprietário e são alugadas a peso de ouro,  para inquilinos com algumas posses. Também as casas de números 5, 6, 7 e 8 lhes pertencem; todavia, por serem de família com poucas posses, não podiam pagar os seguidos reajustes que eram submetidos. Possesso por não poder tirá-los à força, intempestivamente resolve sitiá-los pela falta de água; manda construir uma enorme vala, impedindo que os habitantes das casas de números 5, 6, 7 e 8 não tivessem livre acesso ao caminho da fonte de abastecimento. Caro visitante do almanaque.info, você seria capaz de projetar o traçado que foi executado pelo cruel proprietário?


"A água é o material mais flexível do mundo, aparentemente frágil porém flexível a todos os golpes. Seja como a água!"

Provérbio Chinês

 

 

 

 <<< Solução:

 

 

 

 


NOTA: É nossa intenção, periodicamente, a inclusão de novos passatempos; voltem sempre!


<<<Voltar