Tratado de Tordesilhas

Documento encontra-se na Biblioteca Nacional - Lisboa

Em 1494, Espanha e Portugal, fixaram um acordo dividindo as futuras colônias dos dois paises, através de uma linha demarcatória conhecida como o Tratado de Tordesilhas; Esse tratado foi ratificado pelo papa Julio II. Guardando-se as devidas proporções, deixando de lado a falsa modéstia, pretendemos também demarcarmos a nossa linha, agora virtual, propondo uma antes e depois, fixando neste, uma proposta de proporcionarmos aos nossos visitantes, paginas ricas em conteúdo, aguçando a mente criativa e inteligente dos nossos Amigos, tentando pelo menos igualarmos na WEB o que fizeram os almanaques de papel, com suas antológicas reportagens.

A Direção


 

 

 

 

 

   


Comecemos com um pouco de humor...

QUALIDADE EXCELENTE

O filho único acabara de participar a família sua resolução de casar e quem era a noiva.

- Não é feia, embora tenha os olhos um pouco tortos! - testemunhou a mãe.

- Não possui absolutamente nenhuma elegância - acrescentou a irmã.

- Tem o cabelo ruivo, não tem? perguntou a tia.

- Parece que é muito agitada e viciada na internet - disse a avó.

- Dinheiro não tem nenhum - lembrou prontamente o tio.

- Tem aspecto de ser muito fraca, magérrima - exclamou a prima em primeiro grau.

- Aparentemente parece ser muito arrogante - sentenciou o primo em segundo grau.

- É uma excêntrica! - afirmou categoricamente a prima em terceiro grau.

- Algumas observações posso até aceitar como válidas, mas inegavelmente tem uma qualidade que suplanta e compensa tudo isso - observou o filho com ar de muita apreensão.

- Qual é? - perguntou a família em coro.

- Não tem parente algum - respondeu ele serenamente.

ARRUFOS

Não há no mundo quem amantes visse
Que se quisessem como nos queremos...
Um dia uma questiuncula tivemos
Por um simples capricho, uma tolice.
 
- "Acabemos com isto" ela me disse.
E eu respondi-lhe assim - "Pois acabemos!"
E fiz o que se faz em tais extremos.
Tomei o meu chapéu com fanfarrice.
 
E, tendo um gesto de desdem profundo,
Saí cantarolando ...
 
Escreveu-me ... Voltei. Nem Deus, nem Cristo,
Nem minha mãe volvendo agora ao mundo
Eram capazes de acabar com isto!
 

 

Arthur Azevedo

Antes do casamento, ele fala, ela ouve. Seis meses depois do casamento: ela fala, ele ouve. Dez anos depois do casamento: os dois falam ao mesmo tempo, os vizinhos ouvem.


O Santo Rosário

O Rosário é uma pratica de devoção que consiste em recitar quinze vezes o Padre Nosso e cento e cinqüenta Ave Marias. Essas orações que são as mais autenticas e veneráveis da religião católica, são fixadas nesse numero para representar os salmos e os mistérios da vida de Nosso Senhor e de sua Santa Mãe. De todos meios apropriados para que os cristãos se reportem a essas doces recordações, nenhum mais fácil e mais útil do que o Rosário.

S. Domingos foi o instituidor dessa piedosa prática.


Basta ás vezes, definir a duvida para dissipá-la

Cesar Pronier

Descoberta das Pandectas (*)

O manuscrito das Pandectas, ou Código, essa vasta compilação de leis romanas, que inspirou a maior parte da legislação moderna, foi por longo tempo chamado Pandectas Florentinas.

O manuscrito original tinha sido descoberto, no ano de 1150, no saque d'Amaphi e o imperador Clotario fez dele presente á cidade de Pisa.

Quando os Florentinos se apoderaram de Pisa, foi o manuscrito transportado para Florença e depois de encadernado e coberto com uma capa cor de púrpura, guarnecida de cravos e broches de prata, com resguardos do mesmo metal em todos os cantos e diversos outros ornatos, segundo o gosto do tempo, foi depositado no palácio da republica, em um gabinete magnificamente adornado.

Confiou-se sua guarda aos religiosos de S. Bernardo, que não o deixavam ver senão em certos dias do ano, como se fora uma relíquia sagrada. O primeiro magistrado da cidade assistia a esta cerimônia com a cabeça descoberta, assim com os religiosos, que o rodeavam respeitosamente, tendo todos na mão círios acesos.

(*) Do latim Pandectae - Espécie de caracteres tipográficos; tipo miúdo. Compilação das decisões dos antigos jurisconsultos romanos, feita por ordem do imperador Justiniano e conhecida também sob o nome de Digesto.

O MAIS NOBRE TRATADO DE PAZ

O mais desinteressado, e mais nobre tratado de paz de que a historia faz menção, é o que se concluiu entre Gelon, rei de Siracusa, e os cartagineses: imolavam estes vitimas humanas nos sacrifícios: Gelon vencedor pôs, como condição essencial da paz, a abolição de tão detestável uso.


Ou se deve estar calado ou dizer coisas que valham mais do que o silencio.

Provérbio grego

FUMAR NAS IGREJAS?

Na Holanda, por volta de 1930, não só se tolerava, como era costume fumar dentro das igrejas, porque a maior parte dos holandeses eram fumantes inveterados, que não podiam tirar o cachimbo da boca.

Do mesmo modo, na Espanha, na catedral de Sevilha, houve tempo em que foi permitido fumar; mas o abuso chegou a ser tamanho, que o Cabido rogou ao papa uma proibição formal. Urbano VIII acedeu a esse desejo e redigiu uma bula, que foi promulgada no dia 30 de janeiro de 1642, proibindo que se fumasse naquela catedral.

Nem casar nem fumar

Também, nas primeiras dezenas do século 19, nos EU, já naquela época considerado o pais mais democrático do mundo, no Estado de Indiana determinou-se que os candidatos ao matrimonio respondessem previa e satisfatoriamente ao incrível questionário que o almanaque.info revive a seguir:

"É fisicamente apto para o matrimonio?

Há algum defeito congênito em sua família?

Houve algum caso de demência em sua

família materna ou paterna, nas ultimas quatro gerações?

Sofreu, alguém de sua família, em quatro graus de consangüinidade, tuberculose, escrófulas, cancro ou qualquer doença de termo fatal?

Foi afeiçoado a bebidas alcoólicas ou morreu ébrio algum dos seus progenitores imediatos?

Por suas parte, é inclinado ao uso dessas bebidas?

A que causa foi devida a morte de seu pai, de sua mãe, de seus dois avós, de suas duas avós, de seus quatro bisavôs, de suas quatro bisavôs e, se é possível, de seus oito trisavôs e de suas oito trisavôs?

Foi criminoso algum dos seus ascendentes em quatro gerações, ou teve que ser recluso no cárcere ou em alguma prisão correcional?

Tem alguma doença dos rins ou outra que o impeça de segurar a vida a favor de sua mulher e de sua família?

Tem propensão para apoplexia, ou faleceu dessa enfermidade algum dos seus parentes próximos"

É provável que se os cidadão do Estado de Indiana tinham que responder com a verdade a todas estas perguntas, não haveria a ninguém permissão para casar.

LOUCOS SEMPRE EXISTIRAM - TREZENTOS QUILOMETROS SOBRE O LOMBO DE UM CROCODILO

Em junho de 1931, um domador de crocodilos realizou uma façanha notável. Apostou em como iria da cidade de Palma, na ilha Maiorca (Espanha) até Valencia lugares separados por 300 quilômetros de mar, montado em um crocodilo sem remos nem rédeas.

Aposta aceita, construiu um pequeno selim, que amarrou ao lombo do sáurio e sem outro apetrecho, alem de uma chibata, partiu e logrou fazer todo percurso em 12 horas e 46 minutos.

A estranha montaria recebeu como recompensa uma refeição com dez quilos que engoliu de uma bocada.

Continua >>>            <<< Home