ALMANAQUE.INFO - APRESENTA (continuação)

 

 

 

 

 

 


 Publicidades nos almanaques brasileiros

O anúncio veiculado em 1924 , no Almanaque Pelo Mundo, foi reconstituído livremente por : www.almanaque.info mantendo o texto primitivo. A figura original (um pouco maior do que uma foto 3/4) apresentava o desenho de dois rapazes; um desolado com uma arma de fogo na mão, e, o outro, numa tentativa desesperada de fazê-lo desistir do ato tresloucado.

NÃO FAÇA ISSO! JÁ EXISTE O

ELIXIR 914

SYPHILIS!!

Abortos ! Chagas ! Invalidez !

Rheumatismo ! Eczemas ! ---

UM HORROR !!!

A Syphilis produz Abortos, enche o corpo de Chagas, destróe as Gerações, faz os filhos Degenerados e Paralyticos. Produz Placas, Quéda do cabello e das unhas, faz as pessoas Repugnantes! Ataca o Coração, o Baço, o Figado, os Rins, a Bocca, a Garganta, produz o Rheumatismo, Purgações dos ouvidos, Eczemas, Erupções da pelle, Feridas no corpo todo, a Cegueira, a Loucura, emfim, ataca todo o organismo. Eliminae a Syphilis de casa porque não havendo Saude não ha Alegria.

ELIXIR 914 !

O melhor depurativo do sangue

Deve ser usado em qualquer manifestação da Syphilis e da Bôba.

LEIAM MAIS! ...  
O ELIXIR 914 não é só um grande Depurativo como um energico preparado contra a Syphilis, porque contém Hermophenyl o qual destróe os microbios do sangue. É o unico sal que deve ser usado por via gastrica pela sua accção bactericida e porque não ataca o estomago nem os dentes, não produz erup''cões, ao contrario, sêcca e faz desapparecer as feridas. Não contém arsenico nem iodureto, sendo inoffensivo ás creanças.

O que o doente sente com o uso do ELIXIR 914: Appetite, regularidade dos intestinos, melhorando os que soffrem de prisão de ventre. Desapparecimento de todas as manifestações syphiliticas especialmente do Rheumatismo e affecções dos Olhos; finalmente a saude em pouco tempo.

ATTESTADOS!

É o unico Depurativo que tem attestados dos Hospitaes, de especialistas dos Olhos e da Dyspepsia Syphilitica.

CASAMENTOS

Não se case sem primeiro tomar 6 vidros de ELIXIR 914,

É o mais barato de todos os Depurativos porque faz effeito desde o 1. vidro.

Não deixe para amanhã, comece hoje mesmo a a tomar o ELIXIR 914.

Vende-se em todo o Brasil e nas Republicas do Prata.

 
NOTA: - Enviaremos um livrinho scientifico sobre a Syphilis e doenças do sangue, GRATIS, a toda a pessoa que o desejar. Pedidos á Caixa 2C. - S. Paulo.

Lic. D. N. S. P., sob. n. 26 de 21 - 2 - 1916.

 

Provavelmente, a disponibilização do texto (com caracteres atuais) é inédita na grande rede; com certeza, estudantes da comunicação, mesmo da medicina, ou , simples pesquisadores poderão tirar proveito da página. Mesmo um arquivo digitalizado (não encontramos nas buscas), pouco ou nada contribuiria para enriquecer a pesquisa. Outras páginas, com assuntos dos mais diversos, sempre procurando o inusitado, o diferente, farão parte do nosso acervo. Finalizando, para enriquecer e dar credibilidade ao conteúdo do anúncio em epígrafe, juntamos um comentário de um dos mais ilustres pensadores do nosso querido e imenso Brasil.

 
Carlos Heitor Cony - Anúncios e reclames
 
Folha de S. Paulo
10/3/2005
 

RIO DE JANEIRO - No tempo dos bondes, além da paisagem, que corria lenta e paralela pelo lado de fora, havia os anúncios, que eram chamados de reclames, espalhados pelas cantoneiras laterais do veículo. Pelo menos um deles tornou-se famoso, com a quadrinha atribuída por uns a Olavo Bilac, por outros a Bastos Tigre: "Veja, ilustre passageiro, o belo tipo faceiro etc. etc.".
Nunca tomei o peitoral recomendado pelo reclame, tampouco quase morri de bronquite como o belo tipo faceiro que tinha a meu lado. (Geralmente, não era tão faceiro assim). Mas havia um anúncio que me causava horror. Um sujeito desesperado, com a pistola apontada para a própria cabeça, estava prestes a se matar. Um amigo aparecia de repente e gritava: "Não faça isso!". E receitava um tal de Elixir 914, que era tiro e queda para acabar com a sífilis, que era mais terrível na ortografia antiga, "syphilis".
Não me lembro se já tentei algum dia acabar com a vida. De qualquer forma, não foi por culpa da sífilis que nunca tive, mas por causa das mulheres que tive. E que, por pérfida maquinação do destino e de mim próprio, deixei de ter. Pulo para os anúncios, que agora não são mais reclames, e sim publicidade eletrônica.
...

A seguir, uma série de propagandas, gentilmente cedidas pelo almanaque Pridie Kalendas (Publicidade de Antanho e outras páginas afins) http://www.calendario.cnt.br

1918

SABÃO ARISTOLINO

(SABÃO LIQUIDO)

Não estraga a pelle e o cabello. O melhor para manchas, sardas, espinhas, rugosidades, cravos, vermelhidões, comichões, frieiras, caspa, queda do cabello, erysipelas, darthros, queimadoras.

O PREFERIDO, O MAIS PERFUMADO. ANTI-SEPTICO, ANTI-PARASITARIO NÃO TOME BANHO SEM O

SABÃO ARISTOLINO

O QUERIDO, DURAVEL, VERDADEIRAMENTE ANTI-ECZEMATOSO  E CICATRIZANTE, NÃO LAVE A BACEÇA SEM O

SABÃO ARISTOLINO

Neste espaço, uma figura de uma bailarina (aproximadamente 12 cm), segura as duas pontas do seu vestido,  insinuando a sua alvura; como plano de fundo da dançarina, uma figura estilizada de um coração.

É O VERDADEIRO AMIGO DO LAR

O Sabão Aristolino não teme concorrentes

A VENDA EM TODA A PARTE

1929

cafiaspirina- BAYER

Quando soffria um ataque de enxaqueca,
a dôr e o mal estar tornavam-se tão intensos, que ella ficava horas e horas soffrendo horrivelmente num quarto escuro, sem poder sequer supportar a luz.
Que achado, que allivio, quando, depois de haver experimentado meia duzia de remedios, sem resultado, tomou uma dóse de: Cafiaspirina

Passador poucos momentos, e a dôr e o mal estar tinham desapparecido como por encanto!

Dôres de cabeça em geral;
dôres de dentes e ouvidos;
nevralgias, cólicas menstruaes e rheumatísmo;
consequencias de tresnoitadas,
excessos alcoolicos,
etc.

Não affecta o coração nem os ríns


TENHA COMPAIXÃO DO SEU ESTOMAGO

Lembre-se que o seu estomago deve cumprir as suas funcções digestivas quasi sem repouso. Mas está digerida uma refeição que se começa de novo a comer e, se V. S. absorve alimentos demasiado irritantes ou indigestos, o estomago torna-se incapaz de assegurar a digestão, e tem logar immediatamente um excesso de acidez. Sente V. S. logo depois ardencias ou caimbras muito penosas, as membranas mucosas delicadas do estomago tornam-se inflammadas e a dôr peora a cada refeição. Este mal-estar pode quasi sempre ser evitado se, desde a primeira dôr, V.S. toma Magnesia Bisurada. Este antí-acido neutraliza o excesso de acidez e a digestão opera-se então normalmente e sem atrazo. A Magnesia Bisurada, que se acha á venda em toda a parte, faz desaparecer a acidez, os arrotos acidos, os vomitos, a dilatação, a opressão estomacal, e todos os incommodos d'uma má digestão

Que Differença!

COM O USO DO
CILION- MOURA BRASIL
Podeis obter esta Transformação.
CILION escurece as Pestanas, dá brilho ás Palpebras, desenvolve os Cilios, combate os Terçóes e todas as inflammações.
Pedir nas bôas Perfumarias, Pharmacias e Drogarias.
Abatimento de rs. 400 a quem fizer o pedido remettendo este annuncio.
Deposito: PHARMACIA MOURA BRASIL--- 
Rua Uruguayana, 37

LOURA OU  TRIGUEIRA

Ambas devem ter um cuidado especial para manter a sua cutis em perfeito estado...fresca, sã e livre de todas essas impurezas que tanto deprimem a belleza da mulher. Não há nada tão prejudicial á cutis como o uso de Sabonetes de qualidade inferior. Para que um sabonete não prejudique a pelle, é necessario que elle seja absolutamente puro. O Sabonete Reuter é manipulado com os ingredientes mais finos e puros do mercado e devido ás suas qualidades curativas é o preferido de todas aquellas damas cujo bom gosto e belleza são indiscutiveis.

SE QUEREIS CONSERVAR A VOSSA BELLEZA, USAE EXCLUSIVAMENTE O


SABONETE DE REUTER

Unicos depositarios: SOCIEDADE ANONYMA LAMEIRO- Rio de Janeiro


NOIVA

MACHINAS DE PÉ E DE MÃO

Depositaria- S.A. Casas Reunidas

ARMBRUST- LAPORT

Rua da Alfandega, 77 e 79

Esqu. da rua dos OURIVES

CAIXA POSTAL, 2904

RIO DE JANEIRO


Quer ganhar sempre na loteria?

A Astrologia offerece-lhe hoje a RIQUEZA. Aproveite-a sem demora e conseguirá FORTUNA e FELICIDADE. Guiando-me pela data do nascimento de cada pessoa, descobri o modo seguro pelo qual, com minhas experiências, todos podem ganhar na loteria, sem perder uma só vez.

Milhares de attestados provam as minhas palavras. Mande o seu endereço e 500 réis em sellos, para enviar-lhe gratis

O SEGREDO DA FORTUNA

Remetta este aviso

Endereço: Sr. PROF. P. TONG - CALLE POZOS 1369

Buenos Aires - Republica Argentina

CITE-SE ESTA REVISTA.


RESFRIADOS,
CONSTIPAÇÕES,
CORYZA,
DÔRES DE CABEÇA E NEVRALGIAS,
 
CURAM-SE RAPIDAMENTE COM ALGUNS
COMPRIMIDOS DE
TRANSPIROL
VENDE-SE EM TODAS AS PHARMACIAS E DROGARIAS.
UNICOS CONCESSIONARIOS: HUGO MOLINARI & CIA. LTD.

RIO DE JANEIRO - SÃO PAULO


ALBUM DO "NÚ ARTISTICO"
Um livro que encanta pela sua graça ! 

E seduz pela belleza !

 
A BELLEZA HUMANA - A belleza é a emoção mais pura e mais nobre da vida; ella suggere na alma sentimentos ineffaveis de alegria. Por isso, organizámos esse "Album do Nú Artistico", observando o gosto mais apurado e a esthetica mais classica. Os nús que se encontram nesse livro - é o que ha de mais perfeito em belleza, de mais delicioso em esthetica humana, de mais suggestivo em obras desse genero.
OS NUS QUE CONTEM O ALBUM - São mais de 48 illustrações, vindas especialmente de Paris, Vienna, Berlim, Londres, Madrid, Bruxellas, obedecendo a um sentimento de variedade em graça, encanto, formosura e belleza feminina. Ahi, ha nús de todas as nacionalidades. Vê-se a seducção subtil da mulher franceza, o maravilhoso das italianas, o suggestivo alegre da austriaca, o encanto sobrio da ingleza, a graça saltitante da hespanhola, - enfim um conjunto de varias bellezas formando o mais luxuoso "Album do Nù Artistico".
A FINALIDADE MORAL DO ALBUM - O dever do homem não consiste apenas em saber ler. Saber admirar as cousas bellas é ainda um dever indeclinavel. E tudo quanto instrue é bello ! Conhecendo a esthetica feminina, nas suas mais variadas formas e nos mais adoraveis estylos, a sensibilidade desenvolve-se, o sentimento aprimora-se, a intelligencia amplia-se. A finalidade moral do "Album do Nù Artistico " é esta : - ensinar a Belleza ao povo!
O PREÇO DO ALBUM - O album traz, além das 48 illustrações no texto, um lindo quadro de Henrique Regnault, do prestigioso pintor intitulado: "As tres Graças". E o preço desse maravilhoso "Album do Nù Artistico" é apenas de 5$000 , para revendedores 3$000, livre de porte.
FAÇA LOGO OS PEDIDOS - Os pedidos devem vir acompanhados da respectiva importancia, com o nome de quem pede legivelmente escripto, nome da rua, numero do estabelecimento commercial ou residencia, nome da localidade, do municipio, do Estado. Todos os pedidos para serem enviados a preço liquido para revendedor devem ser no minimo de 25$000.
 
Fazei immediatamente os pedidos do
 
"ALBUM DO NÙ ARTISTICO"
 
LIVRARIA JOÃO DO RIO
 
RUA LEDO, N. 72
 
Caixa Postal 1342 - RIO DE JANEIRO

Para Creanças

Diarrhéas

CAZEON

Dyspepsias- Vomitos

PEPSIL

Syphilis- Perebas

LACTARGYL

Farinha Phosphatada e Vitaminada

NUTRAMINA

Vermes

LACTOVERMIL

Fraqueza- Magreza

TONICO INFANTIL

Rachitismo- Carie dentaria

NEO AMINAZIN

LABORATORIO NUTROTHERAPICO- RIO


Gerais (1940)

BANCO DO BRASIL

O MAIOR ESTABELECIMENTO DE CRÉDITO DO PAÍS

Agencias em todas as capitais e cidades mais importantes do país e correspondentes nas demais cidades e em todos os países do mundo.

CONDIÇÕES PARA AS CONTAS DE DEPOSITOS

COM JUROS (sem limite) ................................ 2% a.a (retiradas livres)
POPULARES (limite de rs. 10:000$000)........... 4% a.a (     "           "   )
LIMITADOS (limite de rs. 50:000$000)........... 3% a.a (     "           "   )
PRAZO FIXO --- de 6 meses ...........................

--- de 12 meses..........................

4% a.a

5% a.a

NOTA:- Nesta conta, o depositante retira a renda mensalmente, por meio

de cheque.

DE AVISO - Para retiradas (de quaesquer quantias) mediante prévio aviso:

--- de 30 dias ........3 1/2 % a.a

--- de 60 dias.............. 4 % a.a

--- de 90 dias ....... 4 1/2 % a.a

  _________________________________________________________

 LETRAS A PREMIO (sujeitas a sêlo proporcional)

-- de 6 meses ...... 4 % a.a
-- de 12 meses..... 5 % a.a

_________________________

Nesta capital, alem da Agencia Central, sita na rua 1o. de Março, n. 66, estão em pleno funcionamento

as seguintes Metropolitanas:

GLÓRIA 

Largo do Machado (Edifício Rosa)

 

MADUREIRA

Rua Carvalho de Souza, 299

 

BANDEIRA

Rua do Matoso, 12

MEYER

Av. Amaro Cavalcanti, 27

BANCO

BORGES

CAPITAL E RESERVAS:

R$. 5.347:250$000

CORRESPONDENTES EM TODO O BRASIL

EMPRÉSTIMOS, COBRANÇAS, CÂMBIOS E ADMINISTRAÇÃO DE PROPRIEDADES

TAXAS PARA DEPOSITOS:

Em c/c movimento, sem limite,  4%
Em c/c movimento, limitada 
até 10 contos, 5 %

Prazo fixo ás melhores taxas de juros da

praça

RUA DA ALFANDEGA, 24-26- 

RIO DE JANEIRO


Minha SHEAFFER'S

FOI COMPRADA NA CASA

MARZULLO

DEPARTAMENTO DE CANETAS TINTEIRO

_________________________________________

R. MIGUEL COUTO, 75 (ANT.OURIVES)

TEL: 43-2563

Costurar

COM DORES NOS RINS ?

IMPOSSÍVEL

URENOVAM

PURIFICA OS RINS E DA ALEGRIA DE VIVER

CREME DE ARROZ COLOMBO

LEVE ---- SABOROSO ---- NUTRITIVO

O ALIMENTO IDEAL PARA AS CREANÇAS, SÓ É SEGUNDO PARA O LEITE MATERNO

À VENDA EM TODAS AS BOAS CASAS E NA CONTEITARIA COLOMBO

_________________________________________

RUA GONÇALVES DIAS, 32 -36 * * * * TEL. 22-7650

 

CONTEITARIA COLOMBO

Os mais distinctos salões de almoço e chá do Rio de Janeiro

Serviço "á la carte"             ***     Orchestra

_________________________________________

RUA GONÇALVES DIAS, 32 -36 * * * * TEL. 22-7650

 

Movimento sportivo

nacional e internacional

Natação- Foot-Ball- Remo - Esgrima - Hippismo - Volley - Ball - Basket - Ball - Mergulhos e Saltos - Cyclismo - Tennis - Pugilismo - Polo - Golf - Athletismo - Automobilismo - Aviação - Vela a motor.

SPORT

Illustrado

Uma iniciativa inteiramente victoriosa.

É o semanario ilustrado que está empolgando a mocidade de todos os recantos do territorio nacional. É a voz do Brasil sportivo, sem distincção de Estados ou entidades. Instrue, educa, orienta a pratica de todos os sports porque dispõe de um corpo redaccional o mais perfeito e especializado do paiz.

Custa $ 600 em todo o Brasil

Digestão mal feita

Corpo pesado

?

Azia, sonolencia

PEPTOCAMOMILA ! 

UM ESTRANHO NA  MULTIDÃO

O homem fraco, neurastênico, rola em meio aos demais, como uma tábua ao sabor das ondas, sem conseguir ambientar-se. Seu organismo, sem vigor, o impede de vibrar de entusiasmo, de rir de alegria.

Reaja contra a fraqueza, revigorando o seu cérebro, o seu sangue, os seus músculos e os seus nervos com o vinho

O FORTIFICANTE DOS BRASILEIROS

TÔNICO RAUL LEITE

LABS. RAUL LEITE

R/L- RIO


AVISO IMPORTANTE AO PÚBLICO, A SEUS AMIGOS E CLIENTES

 

S.C. SEABRA chama a attenção do público que não tem successores e nem ligação com outras firmas de igual nome. A legitima homeopatia de S.C. SEABRA é a HOMEOPATHIA VERITAS.

Se não fôr VERITAS , não é homeopathia de S.C. SEABRA.
 
GOTTAS ANTI-GRIPPAES VERITAS
Indispensável no lar previdente
HOMEOPATHIA VERITAS

S.C. SEABRA & LEAL, LTDA

Av. Marechal Floriano, 48

(Antiga Rua Larga_- RIO DE JANEIRO-Caixa Postal 2777

Pense nas CONSEQUENCIAS de um dia de chuva!

Não se deixe cair gripado. Previna-se com Mastruço Creosotado

do 

Laboratoria Cruz Verde.

As oscilações bruscas de temperatura e a humidade dos dias chuvosos são causas frequentes de resfriados. Trate-se logo no inicio evitando, com segurança, complicações posteriores. Mastruço Creosotado age energicamente em todo o aparelho respiratorio, eliminando os catarros bronquicos e fazendo desaparecer rapidamente as aborrecidas e perigosas tosses.
O uso diario do MASTRUÇO CREOSOTADO nas gripes fortes ou bronquites cronicas, puro ou com chá, leite ou outra bebida quente, é, um ótimo preventivo contra as doenças pulmonares.

MASTRUÇO CREOSOTADO

Laboratorio Cruz Verde - Rua do Rosario, 153 - Rio de Janeiro


* ---- 40:000$000 de recompensa ---- *

Quem

o

 conhece?

Quem

o viu?


É a pergunta que todos fazem em Scotland Yard, isto é, na Policia ingleza.

É a pergunta que todos

 fazem em Londres

Lord Lister, appellidado Rafles, (*) o grande desconhecido,

revolucina todos os espíritos, impede os usurarios e os argentarios de dormir e, com uma destreza e uma habilidade assombrosa, escamoteia-lhes os saccos d'ouro, com os quaes protege a innocencia perseguida e restitue a  gente honesta reduzida á indigencia o gozo dos seus direitos.

Gentleman em toda a linha,

dá, é certo, continuos pontapés no que por ahi chamam a Justiça e a Lei, mas tem sempre a seu lado os defensores de verdadeira moral, todos os que sabem que:

Como as doenças constitucionaes, --- a lei e o direito são hereditarios.

Leiam todos as emocionantes narrativas dos inauditos esforços empregados para se apoderarem do rei dos gatunos Lord Lister, tambem chamado Rafles.

WARRANT OF ARREST

Be it known unto all men by these presents that we here by charge and warrant the apprehension of the man described as under:

DESCRIPTION:

Name: Lord Edward Lister, alias John C. Rafles. 
Age: 32 to 35 years.
Height: 5 feet nine inches.
Weight: 176 pounds.
Figure: Tall.
Complexion: Dark.
Hair: Black.
Beard: A slight moustache.
Eyes: Black.
Language: English, French, German, Russian, etc.
 
Special notes: The man poses as a gentleman of great distinction. Adopts a new role every other day. Wears as eyeglass. Always accompanhed by a young man - name unknown.
 
Charged with robbery.
 
A reward of 1000 pounds sterling will be paide for the arrest of this man.
 

Hardquarters - Scotland Yard

 

London, 1st October 1908

 

Police Inspector,

Henry

 

AVISO

Previne-se ao publico de que é activamente procurado e perseguido o homem cujos signaes são dados abaixo:

SIGNAES:

Nome: Lord Edward Lister, conhecido por John C. Rafles.
Idade: 32 a 35 anos.
Altura: 1 metro e 76.
Peso: 80 kilos.
Corpulencia: Delgado.
Côr: Morena.
Cabellos: Pretos.
Barba: Bigode pequeno.
Olhos: Negros.
Linguas: Inglez, francez, allemão, russo, etc.
 
Caracteristicos: Tem a apparencia de um verdadeiro gentleman. Usa monoculo. Apparece cada dia sob um aspecto differente. Tem por companheiro um joven de nome desconhecido.
 
Accusado de roubo.
 
Daremos uma recompensa de 40:000$000 a quem conseguir prender este homem.
 

Quartel general de Scotland Yard.

 

Londres, 1 de Outubro de 1908

 

O inspector de policia,

Henry

 
 
Este edital sahiu em quasi todos os jornaes de Londres em principios de Outubro de 1908. É a empolgante narração das façanhas de Lord Rafles, para cuja prisão a policia londrina se confessou assim publicamente impotente, que esta Empreza resolveu publicar em volumes semanaes de 60 a 80 paginas, com uma suggestiva capa a cores, pelo preço insignificante de 600 réis na Capital e 700 réis nos Estados.

JÁ SE ACHAM Á VENDA OS 75 PRIMEIRO VOLUMES

 

EMPREZA DE PUBLICAÇÕES MODERNAS

Avenida Henrique Valladares, 145

Rio de Janeiro

 

PROEZAS DE RAFLES (Lord Lister)

GATUNO AMADOR

GRANDE SUCCESSO!    CADA VOLUME CONTÉM UM EPISODIO COMPLETO

Titulos dos episodios dos numeros 1 a 78

1 - Um salteador de trens - Exgotado 40 - O presidente do banco
2 - O grande desconhecido 41 - As garras do agiota
3 - Amor e dinheiro 42 - As garras do agiota
4- O estratagema do banqueiro 43 - A rainha dos diamantes
5 - Os diamantes do Duque de Norfolk 44 - O cometa mysterioso
6 - Um thesouro no fundo do mar 45 - Um degrau da escada de Jacob
7 - Attibulações d'um joalheiro 46 - O proprietario do "Delphim"
8 - O thesouro sagrado de Siva -Exg. 47 - O thesouro de Estado
9 - O castigo d'um D. Juan - Exg. 48 - Sob a bandeira vermelha
10 - Um roubo n'um trem 49 - O principe de Georgia
11 - O principe dos jogadores de Monaco 50 - Os espiritos da Sra. B. Dunkel
12 - Um engano lamentavel 51 - Um vôo atravez do oceano
13 - O mysterio do annel 52 - Reapparição de Rafles
14 - O roubo das ordens do rei 53 - O mercador de mulheres
15 - Nas ruinas de Messina 54 - Um annuncio enigmatico
16 - Um thesouro num esquife 55 - O X mysterioso
17 - Uma aventura nocturna 56 - O roubo na clinica
18 - Nas catacumbas de Paris 56 - Rafles, automata
19 - O retrato da princeza 58 - O branco negro
20 - O rei do club 59 - O grande "reclame"
21 - O enigma hindú 60 - O phantasma do castello
22 - O segredo do collar de diamantes 61 - O falsificador de cheques
23 - O santo de prata 62 - Os vampiros
24 - A fama 63 - Desafio pago
25 - Entre os apaches de Paris 64 - A evasão de Rafles
26 - O herdeiro de Raglestone 65 - O ninho dos jogadores
27 - A mão negra 66 - O assassino fantasma
28 - O chambelland do rei da Servia 67 - O elixir de longa vida
29 - O alchimista 68 - O principe trapaceiro
30 - Uma sociedade de colonisação 69 - O presidente das colonias
31 - O sobrescripto envenenado 70 - A ladra roubada
32 - Agencia de empregos e..negocios 71 - O tapete da India
33 - A bella Lady 72 - Uma desapparição mysteriosa
34 - Um roubo no Museu 73 - O concerto de Caruso
35 - Um Lord ... infeliz 74 - Rafles casamenteiro
36 - O mutilador de creanças 75 - Os detectives burlados
37 - O rei dos doidos 76 - A camara dos supplicios
38 - R. 100 77 - Um crime mandado
39 - O espião millionario 78 - As duas caixas de ouro

Número 70 - A LADRA ROUBADA

Uma das mais empolgantes e arrebatadoras narrativas das Proezas de Rafles.

Número 71 - O TAPETE DA INDIA

Uma resolução desesperada - Um golpe vulgar - John C. Rafles - Na pista - Um nobre salvador - Uma visita nocturna

Número 72 - UMA DESAPPARIÇÃO MYSTERIOSA

Uma das mais empolgantes e arrebatadoras narrativas das Proezas de Rafles.

 Número 73 - O CONCERTO DE CARUSO

Um visitante sinistro - Agradecimento

- Uma saudação de extranhas terras -

Grandes planos - O concerto de Caruso

- O sequestro - Londres se ri - Enterrado em vida - A expiação

Número 74 - RAFLES CASAMENTEIRO

Empolgante narrativa que é uma das mais curiosas das Proezas de Rafles.

Número 75 - OS DETECTIVES BURLADOS

Contendo uma das mais empolgantes aventuras do rei dos ladrões.

Número 76 - A CAMARA DOS SUPPLICIOS

Emocionante narrativa de acção inteiramente dramatica.

Número 77 - UM CRIME MANDADO

Uma das mais empolgantes e arrebatadoras narrativas das Proezas de Rafles.

Número 78 - AS DUAS CAIXAS DE OURO

Uma das mais empolgantes e arrebatadoras narrativas das Proezas de Rafles.

Numeros avulsos, do dia, 600 réis; na Capital e 700 nos Estados, atrazados 1$000, sèries de 60, todos diffrerentes, 48$ ou 50$, registrados pelo correio.

Nota: Anúncio reproduzido do Almanach de "PELO MUNDO"

Agosto de 1924

EMPREZA DE PUBLICAÇÕES MODERNAS

Avenida Henrique Valladares, 145

Rio de Janeiro

(*) No original , em inglês e outros idiomas , o apelido era gravado RAFFLES. No Breasil RAFLES.

dezembro de 1924

AVISO IMPORTANTE

Estão em reimpressão todos os fasciculos das "Proezas de Rafles"e da "Historia das Nações"

Achando-se exgottados ou prestes a exgottar-se varios numeros d'estas duas publicações e havendo uma activa procura aqui e em todos os Estados da Republica, resolvemos reimprimil-os, a começar do N. 1 de cada uma e pondo de novo á venda um numero por semana, o que permittirá a todos os colleccionadores adquirirem os numeros que lhes faltam e aos que não tinham podido adquiril-os, fazerem agora a sua collecção completa.

Todos devem, portanto, providenciar junto aos seus fornecedores habituaes ou dirigir-se á

EMPREZA DE PUBLICAÇÕES MODERNAS

Avenida Henrique Valladares, 145

Rio de Janeiro

 

ONDAS CURTAS

 
Teria sido as ONDAS CURTAS , em um passado não muito remoto, a antecessora da Internet ? Muitos especialistas dizem que sim; outros, mais entusiastas ainda, afirmam que as ondas-curtas desempenharam um papel ainda mais importante do que a própria internet. Atestam ter sido a base do que hoje conhecemos por Globalização.

Como dizem : "Muita tinta já foi gasta com o assunto"

Sem trocadilhos, entrando na "onda", vejamos o que nos diz o site

http://www.aminharadio.com/

em uma das suas páginas:

FALANDO DE ONDAS CURTAS

Em vastas áreas de África, Ásia e América Latina, a escuta das Ondas Curtas é o único meio de estar em contacto com o Mundo exterior.
A rádio sucedeu à telegrafia com fios, em que se usava o código “morse”. Com base numa teoria do físico alemão Hertz, o italiano Marconi conseguiu que a propagação de ondas electromagnéticas no espaço transportasse os sinais de “morse”, recorrendo a um emissor de rádio, ou seja, sem utilizar fios.
Um outro físico e inventor, Fesseden, americano, realizou a primeira emissão de rádio com sons diferentes dos sinais de morse. Ele foi o autor de um sistema, que conseguia transmitir, através de uma válvula aperfeiçoada, qualquer som, incluindo a voz humana. Podemos dizer que ele realizou a primeira emissão de radiodifusão que existiu: foi na véspera de Natal de 1906, no Estado da Massachussets, USA. Fesseden leu uma história de Natal, tocou violino e desejou a todos os seus ouvintes um Bom Natal. Os seus ouvintes, nessa noite, foram apenas os operadores de rádio de serviço num barco ao largo da costa americana.

Por volta de 1920 começaram a aparecer as estações de rádio por todo o Mundo: Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Dinamarca. Cinco anos depois, as estações já se estendiam por toda a Europa, Japão, Índia e México. Cerca de 1930 já se ouvia rádio em Onda Curta por todo o Mundo: a União Soviética transmitia em 50 línguas os seus programas de propaganda política; o mesmo tipo de programas em línguas estrangeiras passou a ser transmitido também pela Alemanha nazi e pela Itália fascista, em 1933 e 1936, respectivamente.
Antes, em 1923, tinha sido criada a BBC de Londres e, em 1943, apareceu a Voz da América para emitir propaganda durante a 2.ª Guerra Mundial.

(Desde os primeiros tempos da rádio, foi possível acompanhar os acontecimentos de todo o Mundo quase no momento em que eles aconteciam. Os aparelhos funcionavam a válvulas e tinham uns minutos de aquecimento para começarem a trabalhar. Depois, durante mais de meia hora, continuava o aquecimento e era preciso sintonizar de novo, acertar a frequência, que “fugia”... Era um trabalho de paciência, de muita persistência e de habilidade.
Mas compensava: quem tivesse acesso a um receptor de Ondas Curtas e o cuidado de, diariamente, acompanhar as suas emissões, ficava a par do que acontecia no Mundo, pelo menos na maneira de ver dos responsáveis pela programação. A História era escrita dia a dia, para o bem e para o mal.

Nos anos “trinta”, quando a Onda Curta começou a chegar a todo o Mundo, foi possível acompanhar a acção de Gandhi na Índia; a chegada ao poder de Salazar em Portugal e de Hitler na Alemanha; a invasão da Etiópia e da Albânia pela Itália de Mussolini e a terrível guerra civil em Espanha; o ataque do Japão à China e a anexação da Áustria pela Alemanha; o início da 2.ª Guerra Mundial, o ataque da União Soviética à Finlândia e a divisão da Polónia entre a União Soviética de Estaline e a Alemanha de Hitler.

Nos anos “quarenta” já os receptores de Onda Curta tinham melhorado, mas os homens não: os americanos lançam duas bombas atómicas sobre o Japão e os soviéticos instalam na Europa “a cortina de ferro”; criminosos de guerra nazis e japoneses são condenados à morte e a América auxilia a Europa com o Plano Marshall; a Índia divide-se em dois países (Índia e Paquistão) e é fundado o estado de Israel; dividem-se as Coreias (a do Norte e a do Sul), as Alemanhas (Ocidental e Oriental) e a China (com capitais em Pequim e Taipé).

Nos anos “cinquenta” os receptores ganham em potência e qualidade de som, aparecem também emissores mais potentes, que permitem um acompanhamento mais perfeito dos acontecimentos mundiais: trava-se a Guerra da Coreia e a China anexa o Tibete; morre Estaline na União Soviética e emerge Nikita Khruchtchev; é atingido o cume do Evereste, a montanha mais alta do Mundo; Tito torna-se presidente da Yugoslávia, Nasser do Egipto e Eisenhower dos Estados Unidos; o Vietname divide-se em dois (o do Norte e o do Sul) e o presidente brasileiro Getúlio Vargas suicida-se; o Egipto nacionaliza o Canal do Suez e na Hungria os soviéticos esmagam a revolta; é estabelecido o Mercado Comum Europeu, a União Soviética lança o “Sputnik” (1.º satélite artificial da Terra) e, em Portugal, O Gen. Humberto Delgado perde eleições fraudulentas.

Nos anos “sessenta” assiste-se à chegada dos rádios transistores, mais pequenos, mais baratos, sem aquecimento, mais duráveis e económicos. Principalmente, tornaram-se portáteis, o que permitia ouvir as emissões em qualquer lugar, usando apenas a antena incorporada. Era agora possível acompanhar melhor a marcha do Mundo: Fidel Castro toma o poder em Cuba e, no Brasil, é inaugurada a nova capital Brasília; John Kennedy torna-se presidente nos Estados Unidos e Patrice Lumumba é assassinado no Congo; Yuri Gagarin, cosmonauta soviético, é o primeiro homem em órbita da Terra e regista-se a crise dos mísseis soviéticos em Cuba; verifica-se a independência de um grande número de países africanos de língua francesa e inglesa e começa a Guerra do Vietname; dá-se a Revolução Cultural na China e o Biafra existe como estado independente da Nigéria durante 7 ou 8 meses; A Checoeslováquia é invadida pela União Soviética e, em Portugal, Marcelo Caetano substitui Salazar; Neil Armstrong e Edwin Aldrin, dois cosmonautas americanos, são os primeiros homens a caminhar na Lua.

Nos anos “setenta” a escuta da Onda Curta começa a limitar-se aos países de África, Ásia e América Latina, apesar de terem aparecido boas séries de rádios das marcas “Grundig”, “Zenith”, “Sony” e “Nordmende”, entre outras. E a saga do Homem continua: dá-se a independência dos países africanos de língua portuguesa; Nixon visita a China e a União Soviética e demite-se na sequência do escândalo Watergate; nos Jogos Olímpicos de Munique, na Alemanha, onze atletas de Israel são mortos por árabes e os árabes reduzem as exportações de petróleo; O Vietename reunifica-se e instala-se a democracia parlamentar em Portugal e em Espanha; a nave espacial americana “Viking” I aterra em Marte e, na China, morre Mao Tse Tung; morrem os Papas Paulo VI e João Paulo I e sucede-lhes João Paulo II.

Estes são apenas uma ínfima parte dos acontecimentos que marcaram a Humanidade desde a generalização da Onda Curta pelo Mundo até ao aparecimento de outros meios nas zonas economicamente mais desenvolvidas. Quem, mesmo nas zonas mais isoladas e distantes, pôde acompanhar os acontecimentos, no seu dia a dia, através do seu rádio de Onda Curta, decerto reconheceu estes acontecimentos e recordou outros que lhe ficaram mais na memória. Pode dizer-se que um ouvinte de rádio não deixa que a História lhe passe ao lado, antes a observa de lugar privilegiado, relacionando os factos, antevendo soluções.

(Apesar do aparecimento, nos últimos tempos, das chamadas “rádios comunais”, as estações de rádio existem predominantemente nos principais aglomerados populacionais. Como a distância entre aquelas localidades é sempre considerável, não é viável escutar a Onda Média e muito menos a Frequência Modulada (FM), porque estes dois meios estão apenas ao alcance de quem viva mais ou menos próximo das cidades.
Torna-se então necessário recorrer à Onda Curta, cujas características fazem com que o som de um emissor seja levado a qualquer distância, dependendo da sua potência, da antena a que está ligado, das horas do dia ou da noite a que transmite, da frequência que utiliza, dos meios de recepção do ouvinte, etc..

Podemos pensar num ouvinte em Mabote, no interior da província de Inhambane, e tentar descobrir que hipóteses tem ele de ouvir uma emissão da Rádio Moçambique (RM). Sabemos que as cidades que têm emissores e que ficam mais próximas de Mabote são Inhambane e Beira. Em linha recta, estas cidades ficam a cerca de 250 Km de Mabote.

Vamos considerar Inhambane: a cidade tem o Emissor Provincial, que transmite em 1206 kHz, 249 metros, Onda Média, com 5 Kw (diz-se quilo-uotes ou quilovátios) de potência. De dia, a potência do emissor não permite chegar além de Homoíne, talvez Morrumbene, no máximo. À noite, com um bom rádio, talvez se pudesse ouvir uma pequena parte da emissão em Mabote.
Agora vamos ver o que acontece com a Beira: aqui há dois emissores de FM (Antena Nacional e Emissão Provincial + Rádio Cidade), que servem apenas a cidade e arredores. Há também um emissor de Onda Média que transmite a Emissão Provincial, com 50 Kw de potência. De dia, é demasiado longe para se ouvir em Mabote, mas à noite talvez se pudesse ouvir alguma coisa. Chimoio também tem Onda Média, mas é mais longe.

No entanto, na Beira há emissores de Onda Curta, no Dondo, que começaram a funcionar em 1970.
A solução para o ouvinte em Mabote é a escuta da Onda Curta. Pode escolher entre a Antena Nacional e a Emissão Provincial.

A Antena Nacional transmite de manhã e à noite na banda dos 90 metros (frequência de 3280 kHz – diz-se quilohertz), enquanto que, durante o dia, pode ser escutada em 31 metros (frequência de 9635 kHz – também se diz quilociclos por segundo e neste caso a abreviatura é kc/s).
A Emissão Provincial de Sofala transmite em 90 metros (3370 kHz), em hora local de Moçambique, das 04.50 às 07.00 (de manhã) e das 17.00 às 00.10 horas (à noite). Transmite também durante quase toda a sua emissão, das 04.50 às 22.00 h, na banda dos 31 m (9635 kHz)

Daqui já podemos tirar algumas conclusões sobre as bandas utilizadas em Onda Curta, dependendo da hora: 
- De manhã e à noite utilizam-se as frequências mais baixas, 3200 a 3400 kHz, por exemplo, a que corresponde a banda dos 90 metros; 
- Durante o dia usam-se as frequências mais altas, 9400 a 9990 kHz, (9635 para a Antena Nacional) que equivalem à banda dos 31 metros.
Mas o que é isso de bandas e de frequências?

A Rádio Moçambique (RM) tem registadas bandas para cobrir o território nacional e ainda dá para ouvir nos países limítrofes, principalmente nas regiões junto à fronteira moçambicana.

A estação oficial de rádio que hoje conhecemos por Rádio Moçambique, começou por se chamar “Grémio dos Radiófilos” quando foi fundada em 1933. Como o governo colonial não tolerava “Grémios”, cinco anos mais tarde tomou o nome de “Rádio Clube de Moçambique”. Após a independência, como o partido no poder não autorizava “Clubes”, passou a chamar-se simplesmente “Rádio Moçambique”.

Como vimos, a Frequência Modulada (FM) tem alcance local. Raramente se ouve para além de certos limites, mas oferece uma qualidade de som superior. A Rádio Moçambique tem três emissores de FM em Maputo (Antena Nacional, Rádio Cidade e Maputo Corridor). Em FM também se escuta a Antena Nacional em Xai-Xai, Beira, Quelimane, Tete, Nampula, Lichinga e Pemba, através dos respectivos emissores locais.
A Onda Média tem maior alcance do que FM e, à noite, pode viajar centenas de quilómetros e ser escutada longe, se não houver outro emissor na mesma frequência (kHz) ou comprimento de onda (metros) – a Onda Média não tem bandas. Este é o meio mais utilizado para cobertura intermédia e a RM tem quatro emissores de Onda Média em Maputo e um em cada uma das seguintes cidades: Inhambane, Beira, Chimoio, Quelimane, Tete, Nampula, Lichinga e Pemba.

A Onda Curta é, de facto, uma realidade separada. É um meio de informação, que salta fronteiras sem passaporte, nem qualquer autorização...
A Rádio Moçambique tem, desde os anos “quarenta”, emissores de Onda Curta na Matola, a poucos quilómetros de Maputo.
Utiliza as bandas de 90 – 61 – 49 – 31 e 25 metros. A banda de 91 m à noite e para mais perto; a de 25 m de dia e para mais longe... Isto teoricamente, porque quando é Inverno na Europa, à noite, rádio escutas de países nórdicos, equipados com receptores de comunicações, conseguem ouvir Maputo na banda dos 90 metros!

UM POUCO DE HISTÓRIA...
Vamos agora recuar aos anos “sessenta” em Moçambique, quando ainda só havia Emissores Provinciais em Nampula, em Quelimane e em Pemba.
Um ouvinte que estivesse na cidade Inhambane, onde o emissor só abriu em 1972, apenas tinha a possibilidade de escutar rádio em Onda Curta. As rádios mais próximas estavam em Maputo (Rádio Moçambique) e na Beira (Emissora do Aero Clube e Rádio Pax).

A opção natural, em termos de qualidade de programas, facilidade de recepção e horas de emissão, recaía sobre a Rádio Moçambique, em Maputo.
De manhã cedo, começava por se ouvir a emissão em língua portuguesa na banda dos 91 metros. Pelas sete horas já se ouvia melhor em 61 metros e a partir das nove ou dez horas mudava-se o ponteiro do rádio para os 49 metros. Na época mais quente do ano também se ouvia em 31, 25 e 19 metros, mas estas bandas eram destinadas ao Centro e Norte do País.
À noite fazia-se a “viagem” de regresso: pelas 18 horas escutava-se em 61 metros e, pela noite dentro, até ao fim da emissão, em 91 metros.
À noite, os mais curiosos notavam que, na banda dos 90 metros se escutava também África do Sul, o Zimbabwe e a Emissora do Aero Clube da Beira (fraco). A SABC (South African Broadcasting Corporation) Corporação de Radiodifusão da África do Sul, tinha um serviço em Inglês, outro em Afrikaans e um comercial (a Springbok Radio) nesta banda dos 90m.
Na banda dos 75 metros, também à noite, aparecia a Rádio Pax da Beira, que fechava às 23.00 horas e era a outra alternativa para quem escutasse rádio em Inhambane.

Nos anos “sessenta”, durante o dia, na banda dos 49 metros, também se escutavam os três canais da SABC da África do Sul, embora se obtivessem melhores condições nas bandas dos 31 e 25 metros.
Quem quisesse ouvir, nessa época, países americanos ou europeus, teria de sintonizar os 13m durante o dia e os 16m à noite. Também apareciam algumas estações de países distantes na banda dos 11m, que corresponde às frequências mais altas da Onda Curta.
Quem estivesse no Sul de África, poderia ouvir, por exemplo, na banda dos 13m, a “Voz da América” em 21690 kHz, Lisboa em 21700 e a BBC de Londres em 21710, todas seguidas. Em 21590 escutava-se a Suíça e a ORTF de Paris em 21600, por exemplo...

À PROCURA DE INFORMAÇÃO
A autoridade colonial mantinha uma “Comissão de Censura”, destinada a filtrar a informação que chegava ao público através da rádio e dos jornais. Os mais velhos lembram-se, certamente, que no canto superior direito dos jornais aparecia, bem visível, a inscrição VISADO PELA COMISSÃO DE CENSURA.
Este procedimento era e continua a ser comum a todos os regimes de partido único, pelo que as pessoas tinham necessidade de obter informação alternativa, não dependente da propaganda oficial.
Há quarenta anos o meio mais seguro, que não tinha existência física, nem deixava vestígios, era a escuta da Onda Curta, que chega a todo o lado sem precisar de meios de transporte ou vias de comunicação... Quem vivesse em zonas sem emissoras de rádio, usava o seu receptor de todos os dias para o fazer. 
Uma das emissoras mais ouvidas era a “Rádio Brazaville”, que transmitia um noticiário em Português a partir da capital da República do Congo. À hora certa ouvia-se o indicativo da estação em língua francesa:
- Ici Brazaville, Office de Radiodiffusion Television Française.
Eram os serviços africanos da ORTF de Paris, que tinha estúdios e emissores na cidade de Brazaville, ao abrigo de uma acordo entre a França e a República do Congo. Como se tratava de um país com uma democracia parlamentar estabelecida, considerava-se que a França proporcionava uma informação pluralista de confiança.

Declaração Universal dos Direitos do Homem
Artigo 19.º
Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e espalhar, sem consideração de fronteira, as informações e as ideias por qualquer meio de expressão. 

O IMPÉRIO COLONIAL
No ano de 1961 Registraram-se acontecimentos importantes para Portugal e para as colónias portuguesas:
- Em Janeiro, o paquete “Santa Maria” foi tomado de assalto por opositores ao regime de Lisboa; 
- Em Fevereiro registrou-se o ataque à prisões de Luanda, em Angola.
- No mês seguinte verificou-se derramamento de sangue no Norte de Angola. 
– Ainda em 1961, em Dezembro, a União Indiana anexou Goa, Damão e Diu – o chamado “Estado Português da Índia” – e Portugal perdeu também o enclave de São Baptista de Ajuda, na África Ocidental.
Tanto a “Emissora Nacional” de Lisboa, como a “Emissora Oficial de Angola”, como ainda o “Rádio Clube de Moçambique”, todas controladas pela autoridade portuguesa, apresentaram a versão oficial dos acontecimentos. Não existia liberdade de informação, nem pluralismo no pensamento, nem debate de ideias, pelo que também não havia uma opinião pública esclarecida.
Mais uma vez entra em cena a Onda Curta para obviar estes inconvenientes e preencher este vazio no direito à informação. 
Quem dominava a língua inglesa nos países do Sul de África, tinha como escolha natural a escuta da BBC de Londres, na procura de fontes alternativas. Ainda hoje esta emissora mantém, na informação que apresenta, uma linha independente e objectiva, mesmo quando o Reino Unido está envolvido nos acontecimentos (caso da Guerra das Malvinas, em que a BBC dava a mesma relevância tanto aos comunicados ingleses, como aos argentinos).
Quem tinha apenas acesso à língua portuguesa, escutava a Rádio Brazaville e, durante algum tempo, a Rádio Katanga, na banda dos 25 metros.

Estava-se em plena “guerra fria” e emissoras de países antagónicos, como a Rádio Moscovo e a Voz da América, faziam a leitura que mais lhes interessava destes e de outros acontecimentos de todo o Mundo.
Para quem mantinha a independência de opinião, era interessante observar como o mesmo assunto poderia ter interpretações diferentes, conforme a proveniência da emissão...
À noite, algumas pessoas também escutavam Moscovo em língua portuguesa, na banda dos 31 metros.
Para contrariar as ideias disseminadas pela Rádio Moscovo, a Emissora Nacional, de Lisboa, apresentava o programa “A verdade é só uma: Rádio Moscovo não fala verdade”. E lá aparecia outra “verdade”, a versão de quem falava, a que se seguia outra realidade, e depois outra interpretação e assim sucessivamente...

A partir destes casos concretos, já aqui falámos de bandas ou comprimentos de onda (em metros) e em frequências (kHz ou Kc/s).
Olhando para um receptor de rádio tradicional, dito “analógico”, vê-se um ponteiro, que percorre um quadrante cheio de indicações escritas. Estas indicações referem-se às bandas que o rádio pode receber:
- FM (Frequência Modulada), em megahertz (MHz), dos 88 aos 108;
- Onda Curta, em metros (dos 11 aos 120, os rádios mais completos), que correspondem a kHz (dos 1711 aos 30 000). 
- Onda Média, em metros (dos 577 aos 175), que correspondem a kHz, (dos 520 aos 1710);
- Onda Longa, em kHz, dos 153 aos 519. Na África Austral não se vendem, normalmente, rádios com esta Onda Longa, porque não existem aqui, nem nas Américas, emissoras a transmitir nessas frequências. Esta Onda é habitualmente usada por emissoras de rádio noutros pontos do Mundo, algumas utilizando transmissores de milhares de Kw de potência (são bem conhecidas a R. Montecarlo, a R. Luxemburgo e R. Europa 1).

Para os apreciadores do assunto, recomendamos que visitem o espaço virtual do

Jornalista Célio Romais
Porto Alegre, RS - Brasil

Aprofundando a visão histórica das Ondas Curtas, Romais cuida de um projeto que visa resgatar a importância da rádio de ondas dentro do conteúdo histórico mundial.

 

Interessante também, principalmente para os saudosistas, uma incursão pelo site da antiga Rádio Suiça Internacional (RSI), destacando entre outras coisas, o final dos serviços de ondas-curtas, após setenta anos no ar (abaixo um detalhe da excelente reportagem)

“Durante 70 anos, os programas de rádio em ondas curtas tiveram um papel fundamental para tornar conhecida a realidade e o papel da Suíça no exterior”, ressalta Nicolas Lombard, diretor da swissinfo, a nova denominação da antiga Rádio Suíça Internacional (RSI) desde sua transformação em plataforma multimídia de informações.
 

Por volta do ano de 1936, a então considerada "A MAIOR INDUSTRIA DE RADIO NO MUNDO", á Fabrica Philips, Eindhoven, Holanda, investia alto na radiofonia, agora apostando todas as fichas nas ondas-curtas; recentemente lançado, o modelo Philips 531-A, de preço módico, oferecia grandes vantagens sobre outros aparelho de preço mais elevado. As suas características principais eram: "Multi-Inductance", com características únicas, como: mostrador tipo aeroplano, controle de volume automático, tomada de alto-falante suplementar e pick-up e outras importante inovações.

PHILIPS 531 A: 13,5 - 39MS, 35-39 MS, 198 -570 MS

Natural, pois, uma grande investida publicitária no mundo todo, e, principalmente no Brasil; o BCS, procurando sempre levar aos nossos Amigos, reportagens surpreendentes, selecionou nesta oportunidade, uma publicidade antológica, em duas páginas completas, em maio de 1936, veiculada em um dos mais populares e prestigiados almanaques: Eu Sei Tudo

UMA VOLTA AO MUNDO EM 24 HORAS COM UM PHILIPS 342 A

PAREDE ZEESEN
ROMA PARIS
JELOY HUIZEN
PITTSBURGH W8XX SKAMLEBAEK
VATICANO RUYSSELEDE
DAVENTRY VIENNA
RIO DE JANEIRO HAVANA
MARACAIBO MONTREAL
PERNAMBUCO SINGAPURA
CARACAS SIDNEY
SCHENECTADY BRUXELLAS
VALENCIA BANDOENG
COSTA RICA  
 

EINDHOVEN

 

OBS: O cabeçalho do anúncio não é uma cópia fiel  do original, porém, muito semelhante; texto original com diagramação, ao invés de duas, uma só coluna.


"Sketch" radiophonico

SCENARIO:

O ambiente commum aos radio-amadores: um "abat-jour" irradiando uma luz velada. Uma janella aberta sobre um recanto de uma sala de jantar modesta. Ao canto, um apparelho de radio do ultimo modelo, o PHILIPS 342 A. Já estamos muito longe da época em que bem poucos eram os que se aventuravam á conquista do extenso dominio das ondas curtas, com o natural receio da série de ruídos, tão proprios daquelles antiquados phones de ouvido. Hoje, como veremos abaixo, é possível ouvir-se, durante vinte e quatro horas ininterruptas, musicas dos mais variados paizes do globo, sem arredar pé de junto do apparelho receptor. São duas horas da tarde. Principiemos a nossa viagem pelo ether.

ACTO UNICO

- Duas horas da tarde. Occasião magnifica de se abandonar as conquistas terrenas para percorrer o mundo. Sentemo-nos e armemo-nos para a grande viagem em volta do globo, que um dia a imaginação de Julio Verne fez realisar em oitenta dias, que hontem os velozes aeroplanos faziam em oito dias, e que hoje pretendemos vencer em vinte e quatro horas.

Para isto, basta-nos este magnifico PHILIPS 342 A...

- Uma lista das ultimas estações registradas no mundo...

- ... fumo para o meu cachimbo, e cigarros para o teu vicio...

- E bastante café ... e mão ao "dial", uma vez que a America se nos apresenta, neste momento, por intermedio da "Bound Brook", prefixo W3XAL, em onda de 16,87 metros.

- Não sei se sabes que nos Estados Unidos este concerto etá sendo mais ou menos o apperitivo do almoço, emquanto nós o ouvimos aqui á tarde, devido á differença horaria. Teremos que ouvil-o durante meia hora, no minimo.

....................................................................................................................

- Lá se foi a meia hora, e aqui temos a estação experimental Eindhoven PCJ, que está irradiando discos inglezes em onda de 19,71 metros. Esta estação tambem irradia os programas da PHOHI, em Huizen, tambem recebidos em ondas de 25,57 metros. Andemos, que já são trez horas, e...

- Allons, enfants de la Patrie...

- ... os primeiros accordes da Marselhesa annunciam a Radio Colonial de Paris. Não sei se sabes que ha muitos annos a Radio Colonial annuncia assim o principio dos seus programmas.

- É um lindo inicio de programma, que, infelizmente, não vamos ouvir até o fim porque ZEESEBN DJE vae irradiar as noticias mais importantes do dia.

.................................................................................................................

- Trez e meia. Parece que agora teremos Daventry GSE, em onda de 25,29 metros, em um dos bons programmas que geralmente irradia.

- Tens razão. Estão irradiando a parte final de um côro dos Cossacos do Don. A musica cossaca adquire proporções olympicas, quando as irradiações são captadas por este extraordinario PHILIPS 342 A.

A musica de "camera"apresenta-se com a mesma suavidade da musica irradiada dos concertos ou mesmo directamente dos theatros. Com esta transmissão que vamos ouvir, por exemplo, do "intermezzo" da Cavaleria Rusticana, apesar de ser feita em discos, temos a impressão exacta de estarmos ouvindo os cantores no theatro. São quasi quatro horas, e vamos ouvir...

- ... algumas palavras em italiano, em onda de 19,88 metros, em irradiação da estação do Vaticano. Este é um dos mais poderosos testemunhos das extraordinarias vantagens do radio e das conquistas que vem fazendo diariamente, augmentando a sua tarefa de approximação inter-continental.

- Pittdsburgh W8XK...

- Novamente uma estação americana, da National Broadcasting Company, em 19,72 metros.

Transmite um programma da Bound Brook, com um concerto por orchestra, o que significa que, durante uma hora, teremos uma audição de boa musica, sem interferencia de especie alguma.

...............................................................................................................

- Uff! Parece que vamos passar a ouvir um serviço divino, irradiado pela estação noruegueza JELOY, que neste momento estamos ouvindo. São cinco horas da tarde; ha trez horas que andamos desbravando o mundo com a potencia do nosso PHILIPS 342 A. Daqui a alguns momentos vamos ouvir a potente estação de roma, que se annunciará com o apparato bellico de marchas militares, em 25,4 metros. Eil-a que se apresenta, com o seu noticiario guerreiro. Agora, é o "Rigoletto", cujo primeiro acto está sendo irradiado, em discos, do Scala, de Milão.

...............................................................................................................

- Seis horas da tarde. Um breve gyro do "dial" levou-nos a Parede, Portugal, com este esplendido programma de discos de dansa. Novo gyro, e eis que Daventry apresenta-se, em trez comprimentos de onda: GSB, em 31,55 metros, GSD, em 25,5 metros, e GSI, em 19,66 metros. Segundo li nas secções radiophonicas dos jornaes, todas vão irradiar o mesmo programa de canções indianas.

(Deixemos aos dous amadores um pequeno intervallo para fazerem uso dos elementos com que se haviam alliado para a conquista do mundo em vinte e quatro horas. Um bom cachimbo, um cigarro perfumado, e uma chavena de café, são bem o complemento do prazer espiritual de se ouvir as melodias proporcionadas pelo PHILIPS 342 A )

.............................................................................................................

A's sete em ponto, um tenor wagneriano cantou, por intermedio da estação dinamarqueza Skamleback, em onda de 49,5. Meia hora mais tarde, os dous amadores conseguiram ouvir noticias de interesse geral pela estação Ruysselede. A's oito horas, findo o interessante noticiario em lingua franceza, com pontualidade britannica, a estação experimental de Vienna surgiu no ar, em onda de 49,2 metros, com uma transmissão da Philarmonica de Vienna, sob a direção de Furtwangler (* 1) . Durante uma hora, iinebriados, os dous originaes ouvintes extasiaram-se com os accordes de tão boa musica. Voltemos novamente ao recanto fracamente illuminado, recebendo a caricia da brisa pela janella entreaberta, emquanto Furtwangler regia os ultimos accordes da peça que executava.

- Nove horas, meu caro. A hora das estações sul-americanas, com a primeira irradiação de Caracas, Venezuela, em 49,08 metros. Ouve! Annuncios em hespanhol, valsas, rumbas. Detenhamo-nos algum tempo nas mysteriosas terras tropicaes, cujos effluvios parecemos sentir atravez deste portentoso amigo, o PHILIPS 342 A.

............................................................................................................

- Lisboa, ás dez horas da noite, em 31,0 metros. Discos de "jazz" na sua agitação de musica moderna.

Ouçamo-la...

.............................................................................................................

Tenues espiraes de fumaça evolavam-se pela janella entreaberta, emquanto os dous curiosos amadores entregavam-se á delicia de deambular por aquelles paizes cuja recordação o PHILIPS 342 A  lhes trazia, na sua immobilidade e na potencia de suas valvulas. Uma onda de estações sul-americanas invadia o ether, no momento em que Lisboa desferia os primeiros sons de sua transmissão. Novamente a attração dos tropicos passou a empolgar os dous amigos. E vieram Pernambuco, em 49,67 metros, Maracaibo, em 51,28 e Rio de Janeiro, em 31,56 metros. Na irradiação do Rio de Janeiro ouviram-se perfeitamente noticias de interesse economico, traduzidas em allemão. A's onze horas, Moscow, em onda de 50 metros, iniciou a transmissão de noticias politicas, primeiro em Allemão, e, finalmente, em inglez. Alguns minutos mais tarde, a poderosa estação americana Schenectady apresentou-se em comprimento de 31,48 metros, primeiro com o seu signal intervallo, depois com a melodia conhecida dos seus trez sinos, e, emfim, com um grande programma de "cabaret", que poderia ter sido ouvido magnificamente até cinco horas da manhã, se assim fosse preciso.. Mas urgia terminar a volta ao mundo, uma vez que as horas corriam, velozes, mais velozes tornadas pelo complemento magico da musica. Depois da meia noite, Valencia, na Venezuela, foi recebida em 46,0 com musica de "accordeons". O "serviço nocturno"que se seguiu, trouxe comsigo um numero respeitavel de estações americanas: Costa Rica, em 46,87 metros, Havana (Cuba), em 49,92 metros, Schenectady, Pittsburgh e Montreal, no Canada, em 49,96 metros, que irradiavam geralmente musica de dansa, excepto Pittsburgh, que transmittia uma revista theatral. Durante este tempo, alem destas estações, novamente se fez ouvir a Radio Colonial, que, com a estação de Roma, transmittiam bons programas. A's cinco horas da manhã, foi captaado o primeiro programma matinal: Singapura, em 49,85 metro, com musica facilmente ouvida, o que , entretanto, não acontecia com o que dizia o "speaker". Mais ou menos naquella hora. Zeesen era novamente ouvida, em 19,63 metros, com um concerto de Beethoven, a que se seguiu um rapido silencio, justamente ás seis horas, quando o "dial"só registrava uma irradiação de Havana, em Cuba.

A's sete e meia, Daventry estava de novo irradiando, emquanto as estações americanas emmudeciam.

Sidney tambem estava sendo ouvida em 31,28 metros. Das sete e meia ás nove horas, Daventry esteve a divertir os dous amadores com musica de camera e concerto de piano. A's nove e meia, um amador de Bruxellas annunciou-se em onda de 42,8 metros, chamando os seus amigos americanos e proporcionando-lhes um excellente programma de discos de gramophone. Toda a manhã, entre dez e treze horas, foi preenchida com irradiações experimentaes de Eindhoven PCJ, e, devido a ser domingo, pela estação de Sidney, em 31,28 metros, com um variado e divertido programma, acompanhado de regulares indicações da hora. Bandoeng, por sua vez, fez-se ouvir em 49,2 metros, e, finalmente, a ultima hora foi preenchida pelas estações de Eindhoven,  Huizen, Roma e Zeesen, com enorme variedade de programas. Terminada, emfim, estava a curiosa volta ao mundo em um espaço de vinte e quatro horas, percorridos os mais distantes pontos do globo, e ouvidos os mais variados programmas de musica. Desta maneira, desde que o radio-ouvinte esteja munido de uma apparelho PHILIPS 342 A, é possivel levar avante identica experiencia, com ligeiras variações dependentes das condicções locaes de recepção, mas, fundamentalmente, qualquer pessoa pode encontrar divertimento, a qualquer hora do dia ou da noite, com o aucilio das ondas curtas.


Nota: (* 1) Guilherme Furtwangler, regente de orquestra e compositor alemão - 1886-1954 - . Obteve grandes êxitos nos países estrangeiros que visitou, entre os quais Portugal. Era um dos principais intérpretes das sinfonias de Beethoven, Brahms e Bruckner. Em 1920, sucedeu a Ricardo Strauss na regência dos concertos sinfônicos da Ópera de Berlim.


Continua >>>   Publicidades nos almanaques brasileiros              <<<Voltar    <<< Home