jan 13 2017

SENADO DA FAVA

O primeiro senado de que há memória apareceu em Atenas, na Antiguidade, em época muito anterior à de Sólon. Compunha-se de 400 atenienses de mais de 30 anos de idade, tirados à sorte por meio de favas pretas e brancas. (Segundo Heródoto, os antigos quase não comiam favas, por serem entre os cidadãos símbolo de independência política).
favas
Nesse famoso Senado de Atenas, os senadores exerciam um mandato de 300 dias, e o seu número foi elevado a 500 por Clistenes, no ano 519 antes de Cristo. Os senadores recebiam a indenização duma dracma por oito horas de trabalho, e davam as suas contas ao saírem.

Fonte: Valmiro Rodrigues Vidal (Curiosidades) – Editora Conquista

Ampliando: Segundo Câmara Cascudo

“Antigamente, votava-se com as favas brancas e pretas, significando sim ou não. Cada votante colocava o voto, ou seja, a fava, na urna. Depois vinha a apuração pela contagem dos grãos, sendo que quem tivesse o maior número de favas brancas estaria eleito.” Daí vem expressões como “favas contadas” (negócio certo) e “mandar as favas” (parar de discutir e mandar a julgamento, a pleito, a votação, mas que depois tomou tom pejorativo.”

Comentários desativados em SENADO DA FAVA

Comments are closed at this time.